Um Fruto Certificado

O que é uma Denominação de Origem Protegida (DOP)?
É um nome geográfico, reconhecido ao nível comunitário, que designa um produto agrícola ou género alimentício originário de uma região, cujas características se devem essencialmente ao local a que está associado.

O que implica?
As fases de produção, transformação e elaboração do produto decorrem na área geográfica delimitada. Após o registo da denominação, a produção é regida por um Caderno de Especificações e sujeita a controlo regular por um organismo de controlo e certificação.

Como se identifica?
O produto é identificado com uma menção no rótulo que certifica a sua originalidade, rastreabilidade e conformidade com as melhores práticas.
Pode saber mais sobre as certificações DOP, IGP e ETG aqui »

 

Ananás dos Açores/S. Miguel DOP
No Ananás dos Açores/São Miguel DOP, pode encontrar esta etiqueta da Comissão Técnica de Certificação e Controlo do IAMA − Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas, que garante o cumprimento das especificações que tornam único este produto.
A PROFRUTOS é o agrupamento gestor da Denominação de Origem Protegida Ananás dos Açores/São Miguel, registada  em 1996 pelo Regulamento (CE) n.º 1107/96, de 12 de Junho.

Desp. SRAP/94/2,01/02
Reg. (CE) 1107/96, de 12/06
P. 61/94